sábado, 8 de novembro de 2008

Tudo bem! Tudo Bem

Encontrei este texto em um blog sud (http://1nefi1322.wordpress.com) e achei muito importante que todos lêssemos. A simplicidade e a humildade muitas vezes supera a excelência técnica.

"A ala de Vila Matilde é uma ala bem pequena. Não temos capela, é um salão alugado. A pouco tempo, reuniram-se algumas pessoas para compor um coral todas às quartas-feiras. Eu estava participando, mas na última quarta-feira cheguei tão arrebentada que fiquei em casa, nem a arrumei. Domingo chegou e na sacramental, o coro composto de poucas pessoas, cantou Ó, Criaturas do Senhor apenas para aquecer a voz, antes da reunião sacramental começar. Todo mundo errou porque já fazia algum tempo que não ensaiavam tal música e rimos porque ficou engraçado. Depois que a reunião se iniciou, eles cantaram Vinde, Ó Santos!. O coro não se compõe de belíssimas vozes como o Mormon Tabernacle Choir, tampouco de cantores profissionais, mas de pessoas de boa vontade, de fé e de amor. Ao entender mais sobre a letra e lembrar da história dos pioneiros e dessa música no livro Nosso Legado, comecei a chorar instantaneamente.

Depois que li o livro Nosso Legado, comecei a pensar muito bem nos acontecidos da igreja, principalmente com os pioneiros. Você não sabe? Lhe conto:





Quando a igreja foi restaurada, houve muitas perseguições entre os santos (”santos” porque somos seguidores de Cristo, diferente dos santos catolicos). Muitos foram mortos (inclusive o profeta Joseph Smith), família sem pais, sem lar, sem comida, passando frio e fome… tudo em nome da fé. A caminhada dos pioneiros começaram de Nova York e terminou a mais de 50 anos depois em Utah. Depois você pega o mapa dos EUA para ver o tanto que essas pessoas caminharam. Seria até mais fácil se existisse carros, aviões… mas em meados do século XIX, os pioneiros empurravam carroções e andavam em temperaturas extremamente frias. Foi nessa caminhada que um dos pioneiros, William Clayton, cantou esse hino épico. Aí vai a letra pra entender do que falo:

Vinde, ó santos, sem medo ou temor,
Mas alegres andai.
Rude é o caminho ao triste viajor,
Mas com fé, caminhai.
É bem melhor encorajar,
E o sofrimento amenizar.
Podeis agora, em paz cantar:
Tudo bem! Tudo bem!

Por que dizeis: “É dura a provação”?
Tudo é bom, não temais.
Por que pensais em grande galardão,
Se a luta evitais.
Mas não deveis desanimar,
Se tendes Deus para vos amar;
Podeis agora, proclamar:
Tudo bem! Tudo bem!

Sem aflição, em paz e sem temor,
Encontramos um lar.
Hoje, libertos do pesar e dor,
Vamos todos cantar.
Partindo de nosso coração,
Bem alto e com resolução,
O nosso glorioso refrão:
Tudo bem! Tudo bem!

Chegando a morte, tudo irá bem,
Vamos paz, todos ter.
Livres das lutas, e dores também,
Com os justos, viver.
Mas, se a vida Deus nos poupar,
Bem alto poderemos cantar,
A uma só voz entoar:
Tudo bem! Tudo bem!

Na hora que o coro começou a cantar o hino, imaginei os tais pioneiros andando em planices geladas, cansados de andar e mesmo assim, cantando que estava Tudo bem! Tudo bem! e foi por isso que comecei a chorar. Senti emoção na letra pelas provações que as pessoas passaram naquele êxodo, mas mesmo assim, mantinham a fé e a esperança e o amor (basta ler I Corintios 13:13). Há duas histórias que me emocionaram:um dos grupos de pioneiros, o grupo Martin estavam com problemas em atravessar um rio gelado. Eram muitas pessoas. Então, três rapazes, voluntariamente, entraram nesse rio e levaram TODAS as pessoas e todas as coisas para o outro lado do rio. Depois, faleceram em conseqüencia da temperatura baixissima do rio. Outra história que me emocionou foi quando as pessoas estavam criticando Brigham Young sobre esse êxodo, embora o mesmo também tenha sofrido um bocado. Então, um senhor, inconformado com o que ouvia, levantou-se e prestou o testemunho dele de que embora tenha sofrido nesse êxodo, ele sentiu que não estava sozinho e que várias vezes, ele sentiu que alguém empurrava o carrinho de mão e quando olhava pra trás, tinha ninguém.

Entendeu um dos motivos em ter orgulho em ser uma SUD? A algumas Liahonas (revista) atrás, eles falavam muito sobre os pioneiros e pensar neles e em suas provações. Eu sou extremamente grata à essas pessoas de fé, coragem, esperança, amor, determinação e luta, como diz no hino e, melhor, de vitória após todas as provações. Também sou grata aos primeiros presidentes que sofreram juntos com os pioneiros: Joseph Smith (que foi assassinado pelos perseguidores e antes, chorou ao ver seu irmão e melhor amigo sendo morto com um tiro no rosto pelos mesmos que o mataram), Brigham Young, John Taylor (que só não morreu junto com Joseph Smith por sorte) e Wilford Woodruff (cuja sua história sobre o templo de Utah é linda). Sem essas pessoas, a igreja não seria como é agora.
"


É maravilhoso este testemunho que acrescento ao meu: Sei que o Espírito do Senhor toca as pessoas através da música de um coral que se esforçou ao se preparar para transmitir o evangelho através de um som melodioso, mesmo sem alcançar a perfeição técnica.

Obrigada por todo seu esforço. Vamos conseguir alcançar o propósito desta Conferência.

Com amor,

Rejane Lima

Nenhum comentário: