sábado, 30 de maio de 2009

CORO DA ALA


Como todos as alas estão empenhadas e se preparando para o encontro de corais, colocarei aqui algumas instruções sobre coral e canto coral.

"Toda ala deve ter um coro da ala ativo. Os líderes do sacerdócio devem estabeler um horário para os ensaios que não entre em conflito com o de outras reuniões. Os ensaios normalmente não devem durar mais que uma hora. O coro da ala deve cantar na reunião sacramental pelo menos uma ou duas vezes por mês. Pode-se usar o coro para ajudar os membros a familiarizar-se mais com hinos e aprender hinos menos conhecidos." (Manual de Instruções da Igreja, seção 14 - Música, pg. 291)

Todos sabemos o quão difícil é manter um coro da ala funcionando. Na maioria das vezes, o grupo só se reúne quando está se aproximando a conferência da ala ou algum evento especial.
As instruções são claras: O coro da ala deve cantar na reunião sacramental pelo menos uma ou duas vezes por mês.
Isso inclui ensaios que não durem muito tempo, hinos simples e que estejam de acordo com as instruções da igreja para a reunião sacramental.

"O primeiro e o último hino da sacramental normalmente são cantados pela congregação. O hino sacramental sempre é cantado pela congregação. Podem-se marcar números especiais ou um hino congregacional depois do sacramento ou entre os oradores. tais seleções podem ser apresentadas pelo coro da ala, outros coros, pequenos grupos ou indivíduos. O bispado decide qual música adequada. As reuniões sacramentais não devem ser usadas para a apresentação de grupos musicais externos. Recitais, concertos e espetáculos não são adequados para a reunião sacramental." (Manual de Instruções da Igreja, seção 14 - Música, pg. 290)

Irmãos e irmãs que são responsáveis pela música em sua ala, tomem muito cuidado ao preparar e conduzir a música do Senhor, pois "Eis que minha casa é uma casa de ordem, diz o Senhor Deus, e não uma casa de confusão." D&C 132:8

Não permitam que qualquer coisa quebre a espiritualidade da reunião sacramental.

DICAS PARA TER UM CORO ATIVO E CANTAR NA REUNIÃO DA SACRAMENTAL SEM ERRAR:

1. Escolham hinos do hinário oficial. Ele é a sua maior fonte. Se deseja inovar, escolha hinos menos conhecidos pela congregação.

2. Ocasionalmente escolha hinos da Primária o Canto do Coração.

3. Faça ensaios que sejam dinâmicos e alegres. Ninguém gosta de se sentir pressionado ou mau humor em um ensaio.

4. Lembre-se de que ninguém é profissional.

5. Lembre-se que um coro da ala não é um coro de adultos. Pode-se aceitar jovens e até mesmo envolver as crianças da Primária.

6. Inclua a juventude de maneira que eles se sintam familiarizado com o grupo. Eles podem cumprir metas do dever para deus e Progresso pessoal participando do coro da ala.

7. Ao incluir as crianças da ala, é ótimo colocá-las para cantar uma parte do hino com sua voz doce e agradável de ser ouvida.

8. Nunca trate mal a ninguém.

9. Peça apoio ao bispado e convide-o a participar do coro.

10. Não faça audição definindo que canta ou não no coral. Todos que têm o desejo podem participar. A igreja não autoriza testes de audição. Permita que todos tenham a oportunidade de crescer e aprender. Na maioria da vezes, os irmãos com menos talento para entonação ou afinação é quem dá o espírito de motivação a um coro.

O canto das canções de Sião, embora imperfeita, com a inspiração de Deus, vai tocar os corações dos honestos com mais eficácia do que aquele que canta bem e com técnica, sem o Espírito de Deus."
-- President Heber J. Grant, New Era, July 1901, 686



Um comentário:

Tatiane Tavares disse...

Irmã que maravilha vou usar com meus coristas no treinamento.bjocas