quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ÚLTIMO ENSAIO!!

Domingo é o último ensaio do Coral! Puxa, o tempo passou e cá estamos nós a uma semana da conferência. Alguns problemas, dificuldades, provações... Tudo o que enfrentamos serviu para o nosso progresso.

Bom, eu ouvi a gravação que fizemos domingo e ainda temos que enxugar algumas coisas. Nossas queridas irmãs ainda terão que dar uma melhorada nas vozes para que não fiquem "esganadas".
Precisamos arredondar um pouco mais. Falta ainda um pouco de sentimento, precisamos abraçar a mensagem dos hinos.
Nossos queridos irmãos também terão que fazer algumas correções. Ainda está muito "aberto" as vozes e um pouco deslocadas. Mas a gravação do ensaio anterior estava melhor, então, acho que faltou um pouco de concentração.
Neste domingo, espero que tenhamos todos lá. Não faltem.
O que temos que corrigir é pouco se compararmos com as conferências anteriores.
Tenho certeza que farão uma bela apresentação. Sei que haverá corações que serão tocados, almas que serão confortadas e testemunhos que serão aguçados. Este é o nosso papel.
Alcançaremos o objetivo, com certeza, mas ainda temos que fazer a nossa parte. Se cumprirmos com nossa responsabilidade, o Senhor irá complementar com o Seu Espírito.

Continuem ensaiando em casa. façam o exercício para "soltar a voz". Esqueceram? Então, aqui está:

Em pé, coluna reta porém confortável, encha a "barriga de ar". Dê pequenos "socos" na barriga ao soltar o ar falando as consoantes limpas com a volgal u.
Aqui estão a sequência das consoantes que deverão ser repetidas até 3 vezes.

BU DU FU GU JU LU MU NU PU RU SU TU VU XU ZU

Lembrem-se de falar a RU com som do erre fraco ( é "ru" e não "rru")

Esses "soquinhos" na verdade, são pequenos golpes diafragmaticos que ajudarão a "colocar" a voz e irão impulsionar o ar e as consoantes para a ressonância da cabeça e a voz se coloque no alto o tempo todo sem força.
Você deve encontrar o seu melhor tom. Evite os tons graves. Faça sempre nos médios ou agudos. faça também sem força.

2 comentários:

Marília e Jorge Melo disse...

Olá Rejane...Sou de Anápolis, GO e também sou regente do coral da minha estaca. Encontrei seu blog por acaso e achei muito interessante os comentarios que vc fez a respeito do que é preciso melhorar no coral da sua estaca, porque é sempre exatamente o mesmo que acontece com o coral da minha estaca. Mas, como sempre, no dia da conferencia, o milagre acontece e a apresentação é linda! Tenho certeza de que farão uma bela apresentação e convidarão o Espírito a estar presente e tocando os corações dos santos. Boa Sorte!
Marília

Rebecca Diniz disse...

Oi Rejane!! Adorei essa dica das consoantes com o u . Muito legal pois ajuda aqueles que tem aparelho nos dentes. Muito legal!
Valeu
Bjus